Guia de Uso e Operação Segura de Trolleys
Nunca:
- Use produtos químicos, especialmente ácidos, sem consultar o fornecedor.
- Não force o encaixe do gancho de suspensão do trolley na estrutura de suporte da carga.
- Jogue ou deixe cair o trolley.
- Exponha o trolley diretamente a névoa de água, vapor, etc., sem consultar o fornecedor.
- Use um trolley com flange danificado ou desgastado.
- Aplique uma carga lateral inclinada no trolley.
Escolhendo o Trolley Correto
Os trolleys estão disponíveis em uma variedade de capacidades de carga, equipados com uma talha de carga ou um laço de suspensão para conexão a um trolley de gancho (modelo com gancho para suspensão da carga) ou um trolley integrado. Estão disponíveis modelos manuais (de empurrar/puxar), modelos com corrente manual e modelos elétricos. Ao selecionar o trolley correto, certifique-se de considerar o seguinte:
- Capacidade e tipo do trolley: Selecione o trolley com base no tipo de fixação da carga: talha, laço de suspensão ou suspensão integrada. Considere também o método de movimentação: manual (de empurrar/puxar), com corrente manual ou elétrico.
- Tamanho e perfil do trilho: Certifique-se de que o trolley corresponda ao tamanho e perfil do trilho.
- Consulte o fornecedor: Consulte sempre o fornecedor caso o trolley seja utilizado em áreas de alto risco ou exposto a intempéries, água, vapor, materiais perigosos ou temperaturas extremas.
Armazenamento e Manutenção de Trolleys
Quando os trolleys forem retirados de serviço e armazenados, proteja-os contra danos e corrosão. Se os trolleys forem armazenados individualmente, as seguintes diretrizes devem ser seguidas:
- Condição: Nunca armazene um trolley danificado. Os trolleys devem estar secos, limpos e protegidos contra corrosão.
- Localização do armazenamento: Armazene os trolleys em uma área limpa e seca, protegida contra danos. Remova e identifique claramente componentes como correntes de operação, controles de energia suspensos e mangueiras, armazenando-os separadamente para evitar danos.
- Manuseio cuidadoso: Nunca deixe cair ou jogue os trolleys.
Instalação e Comissionamento
Ao instalar um trolley, siga sempre as instruções de instalação específicas fornecidas pelo fornecedor e em conjunto com o manual do trolley. Preste atenção especial ao seguinte:
- Condição do trilho: Certifique-se de que o trilho esteja nivelado, alinhado e equipado com batentes de segurança que impeçam o movimento excessivo do trolley.
- Alinhamento do trolley: Verifique se a largura do trolley está ajustada corretamente, com espaçadores (calços) distribuídos uniformemente em ambos os lados do eixo central. Certifique-se de que o perfil da roda corresponda à seção do trilho e que os dispositivos anti-inclinação estejam configurados corretamente.
- Remontagem: Se o trolley foi desmontado durante a instalação, certifique-se de que todos os componentes foram remontados corretamente. Verifique se todos os parafusos e porcas estão no lugar e devidamente apertados. Substitua também quaisquer batentes que tenham sido removidos.
Uso Seguro de Trolleys
A operação segura de um trolley depende muito do tipo de trolley equipado, mas as diretrizes gerais incluem:
- Evite usar equipamentos defeituosos: Nunca use um trolley, talha ou outros acessórios danificados.
- Posicionamento adequado da carga: Certifique-se de que o trolley esteja posicionado diretamente acima do centro de gravidade da carga. Nunca aplique carga lateralmente ou em ângulo no trolley, pois isso pode causar tombamento, danos ao trilho ou descarrilamento.
- Manuseio de cargas: Ao utilizar um trolley manual, sempre empurre a carga em vez de puxá-la, e tome as devidas precauções de segurança.
Carga Dinâmica
Inspeção e Manutenção em Uso
A manutenção das polias deve ser incorporada ao plano de manutenção da grua, garantindo que as polias permaneçam livres de sujeira e que suas partes móveis sejam lubrificadas regularmente. As superfícies de rolamento das rodas e as superfícies de contato com os trilhos devem estar isentas de contaminantes, incluindo lubrificantes.
Inspecione as polias regularmente e, se algum dos seguintes defeitos estiver presente, encaminhe-as imediatamente para inspeção por um profissional qualificado: desgaste excessivo, danos na superfície de rolamento ou flange da roda, rodas e eixos soltos, porcas não fixadas, placas laterais deformadas, barras de carga deformadas ou olhais de suspensão deformados, corrente danificada ou desgastada, falha nos controles, engrenagens de acionamento desgastadas ou lascadas e informações de identificação ilegíveis.
Reviews
Ainda não há avaliações.